Neurinoma cervical faríngeo: disfagia e disfonia

Carla MaffeiI; Maria Ines Rebelo GonçalvesII; Marçal Motta de MelloIII; Jaerilson h. kluppel Jr.IV; Paulo Antonio Monteiro Camargo

APRESENTAÇÃO DO CASO

Paciente de 38 anos, pós-ressecção de neurinoma cervical e faríngeo que envolvia a região de pescoço e a artéria carótida, apresentava queixas de disfonia, disfagia e dificuldade à mastigação.

Na avaliação otorrinolaringológica observou-se atrofia da língua e redução da mobilidade labial à direita e redução de elevação lingual. Na videolaringoscopia verificou-se paralisia de hemilaringe e de prega vocal direita em total abdução, redução da contração da musculatura do palato mole à direita e qualidade vocal com soprosidade intensa. Após tireoplastia tipo I apresentou fenda triangular médio posterior com melhora vocal parcial.

Na videofluoroscopia da deglutição observou-se, para todas as consistências: escape prematuro do alimento; resíduos alimentares em cavidade oral; dificuldade no transporte do bolo alimentar da fase oral para a faríngea e estase em valéculas e recessos piriformes.

O exame eletromiográfico demonstrou redução da atividade dos músculos temporais e masseteres à direita.

A reabilitação fonoaudiológica consistiu de 24 sessões, com exercícios miofuncionais isotônicos e isométricos de língua e musculatura mastigatória (masseteres e temporais) e a emissão da vogal /i/ sustentada com mãos em gancho associada à flexão de pescoço para a direita.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992007000500021&lng=pt&nrm=iso

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s