EMG BioanalyzerBR para a análise de sinais eletromiográficos na deglutição

Paulo Feodrippe; Luciana Rodrigues Belo; Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano; Danielle Carneiro de Menezes; Otávio Gomes Lins

Rev. CEFAC vol.14 no.3 São Paulo May/June 2012 Epub Nov 03, 2011

RESUMO

OBJETIVO: descrever as etapas de construção do EMG BioanalyzerBR (versão 1.0) e demonstrar a sua aplicabilidade na análise de parâmetros fornecidos pela eletromiografia de superfície (EMGs).
MÉTODOS: trata-se de um estudo descritivo do software de análise desenvolvido para analisar parâmetros obtidos na eletromiografia de superfície de músculos envolvidos na deglutição. Este software foi escrito em um ambiente de desenvolvimento utilizado por pesquisadores do mundo todo, de fácil acessibilidade e programação: o SCILAB.
RESULTADOS: esta ferramenta se mostrou eficaz para a análise e transferência de dados nos registros curtos, contendo em média 10s de duração, porém para registros mais longos com duração maior que 20s apresentou falhas que não prejudicaram o cálculo após algumas tentativas.
CONCLUSÃO: apesar das dificuldades, O EMG BioanalyzerBR possibilitou a realização das marcações canal por canal e quantas marcações fossem necessárias de forma simultânea,e desta forma a tabulação dos dados ficou mais rápida e com margem de falhas humanas reduzidas, porém com necessidade de aprimoramentos para a versão 2.0.

Descritores: Software; Deglutição; Eletromiografia

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s