A musicoterapia pode aumentar a frequência do aleitamento materno entre mães de recém-nascidos prematuros

Shmuel Arnon

J. Pediatr. (Rio J.) vol.87 no.3 Porto Alegre May/June 2011

Pesquisadores do programa de Pós Graduação da Faculdade de Medicina e da Maternidade-Escola da UFRJ demonstraram, em um estudo pioneiro, que a musicoterapia pode ser uma ferramenta útil para elevar os índices de aleitamento materno entre mães de bebês prematuros.

O estudo, um ensaio clínico controlado e randomizado, foi desenvolvido pelo Serviço de Musicoterapia na Unidade de Neonatologia da Maternidade-Escola da UFRJ entre 2004 e 2007. Foram avaliadas 94 mães de neonatos prematuros com peso igual ou inferior a 1750g (48 no grupo da musicoterapia e 46 no grupo controle). O grupo da musicoterapia realizava sessões de 60 minutos três vezes por semana, em um modelo singular, se comparado ao de outros estudos, pois utilizava principalmente a musicoterapia ativa, permitindo que as mães participassem do ato de “fazer música”, que é a produção musical oriunda das motivações internas do próprio sujeito, em que este escolhe os instrumentos musicais e as canções em um encadeamento espontâneo. Os desfechos foram os índices de aleitamento materno na ocasião da alta hospitalar do bebê e em consultas de seguimento: nos primeiros 15 dias, aos 30 e 60 dias após a alta. O estudo demonstrou que a musicoterapia teve um efeito significativo no aumento do índice de aleitamento materno na primeira consulta de seguimento e uma influência positiva (embora não significativa), que se estendeu até 60 dias depois da alta.

Os autores concluíram que a musicoterapia pode ser considerada uma estratégia adicional, relativamente simples e de baixo custo para aumentar a frequência da amamentação entre mães de recém-nascidos prematuros.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s