Avaliação videofluoroscópica da dinâmica da deglutição e dos processos disfágicos

Koch, Tiago Vieira
Radiol Bras 42(4): 260-260, ND. 2009 Aug.

O exame videofluoroscópico da deglutição é considerado o melhor dos método para a avaliação das estruturas envolvidas e o único capaz de registrar imagens radiológicas em tempo real, deste processo dinâmico. Neste trabalho buscamos definir a dinâmica normal de suas três fases, comparando-as com os desarranjos observados em pacientes encaminhados ao Serviço Radiológico da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

O estudo foi realizado em dois grupos avaliando-se 20 indivíduos considerados saudáveis quanto à deglutição e 30 pacientes com diagnóstico de disfagia. Os indivíduos saudáveis estudados eram de ambos os sexos, com idade variando de 27 anos a 44 anos, e os pacientes, também de ambos os sexos, tinham idades variando de 15 anos a 92 anos.

Nos pacientes com disfunção neurológica, observou-se um maior comprometimento das etapas de organização e ejeção durante a fase oral. Os problemas detectados durante a fase faríngea estão relacionados com a disfunção pela elevação do osso hióide e laringe, e retenção do contraste no recesso piriforme. A permeação das vias aéreas em diferentes graus estava associada com a fase orofaringiana da deglutição. A disfunção mais encontrada na fase esofágica foi o trânsito lento e a presença de ondas terciárias.

 

LEIA A TESE NA ÍNTEGRA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s