Sonda nasoenteral, aspiração traqueal e pneumonia aspirativa em pacientes hospitalizados com doença cérebro-vascular complicada por disfagia orofaríngea

Gomes, Guilherme F; Campos, Antônio Carlos L; Pisani, Júlio C; Macedo Filho, Evaldo D; Ribas Filho, Jurandir M; Malafaia, Osvaldo; Czeczko, Nicolau G.

ABCD arq. bras. cir. dig;16(4):189-192, out.-dez. 2003. tab.

RESUMO:

Estima-se que dentre os 300.000 a 600.000 indivíduos com doenças neurológicas que são afetados por disfagia orofaríngea nos Estados Unidos todos os anos, 37% deles desenvolverão pneumonia aspirativa, e 3,8% morrerão, se não fizerem parte dos programas de diagnósticos e tratamento da disfagia orofaríngea.

Objetivo – Verificar a associação da presença da sonda nasoenteral com aspiração e pneumonia aspirativa, em pacientes com doença cerebrovascular, complicada por diafagia orofaríngea.

Casuística e Método – Foram estudados 123 pacientes com disfagia orofaríngea comprovada por exames instrumentais (estudo endoscópico da deglutição FEES e videofluoroscopia da deglutição), que foram realizados em todos os pacientes. Eles foram acompanhados por seis meses, e neste período PA foi diagnosticado em 36 deles.

Resultados – Os pacientes com sonda nasoenteral apresentaram maior freqüência de pneumonia aspirativa e de aspiração do que os sem sonda (P=0,0001 e P=0,048, respectivamente).

Conclusão – Os pacientes com doença cerebrovascular complicados por disfagia e portadores de sondas nasoenterais promovem acúmulo de secreções na faringe e aumento do ph intragástrico com conseqüente colonização bacteriana. Esta situação aumenta o risco de aspiração e pneumonia. O seu uso deveria ser restrito e bem indicado.

ACESSE O PERIÓDICO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s