Características da sucção nutritiva na liberação da via oral em recém-nascidos pré-termo de diferentes idades gestacionais.

Raquel Coube de Carvalho Yamamoto; Márcia Keske-Soares e Ângela Regina Maciel Weinmann

Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 98-105.

OBJETIVO: Analisar as características da sucção nutritiva na liberação da via oral em recém-nascidos pré-termo (RNPT) de diferentes idades gestacionais. MÉTODOS: A amostra constou de 32 RNPT, avaliados no momento da liberação para alimentação por via oral, dividida em dois grupos: Grupo 1 (G1) com idade gestacional inferior a 34 semanas; e Grupo 2 (G2) com idade gestacional igual ou superior a 34 semanas. O desempenho da sucção nutritiva foi avaliado observando-se presença ou ausência de blocos de sucção, número e tempo das sucções nos três primeiros blocos apresentados, e presença ou ausência de coordenação entre sucção/deglutição/respiração (S/D/R). Nenhum RNPT recebeu estimulação fonoaudiológica prévia. RESULTADOS: O G2 apresentou, na maioria dos RNPT, presença de coordenação entre S/D/R, além de melhor desempenho em relação ao número e ao tempo de sucção nos blocos de sucção quando comparado ao G1. Na correlação do número versus tempo de sucção por bloco, o G1 apresentou resultados aproximados aos do G2. Considerando-se a classificação quanto ao desenvolvimento intra-útero adequado para a idade gestacional, os RNPT do G1 apresentaram desempenho semelhante aos do G2, no primeiro e segundo blocos, observando-se queda, no G1, apenas no terceiro bloco. CONCLUSÃO: O melhor desempenho no padrão de sucção nutritiva foi apresentado pelo G2, sugerindo que a idade gestacional corrigida dos RNPT interfere diretamente nos resultados obtidos na avaliação da sucção nutritiva. Assim sendo, esta também é uma variável a ser considerada para liberação da alimentação por via oral.

Palavras-chave : Recém-nascido; Prematuro; Idade gestacional; Alimentação; Sucção; Deglutição.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Anúncios
Este post foi publicado em Neonatology/ Pediatrics em por .

Sobre Graziela Chamarelli Bougo

Fonoaudióloga do Hospital Risoleta Tolentino Neves Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR Aprimoramento em Fonoaudiologia Hospitalar pelo Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP/SP) Residência em Fonoaudiologia na área de ênfase de Urgência, Emergência e Terapia Intensiva do Hospital Municipal Odilon Behrens de Belo Horizonte (BH/MG)

Uma ideia sobre “Características da sucção nutritiva na liberação da via oral em recém-nascidos pré-termo de diferentes idades gestacionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s