Traqueostomia convencional a beira do leito: procedimento de rotina para pacientes em ventilação mecânica prolongada.

Ricardo Mingarini Terra et al.

Clinics [online]. 2007, vol.62, n.4, pp. 427-432.

INTRODUÇÃO: A traqueostomia é um procedimento eletivo realizado em pacientes de unidades de terapia intensiva sob ventilação mecânica prolongada. O risco associado ao transporte, custos e dificuldades de agendamento cirúrgico são alguns obstáculos para uma maior aceitação da traqueostomia. O uso de rígidos critérios de seleção para a realização deste procedimento a beira do leito exclui muitos pacientes que se beneficiariam deste método. OBJETIVO: Determinar à segurança da traqueostomia convencional a beira do leito como procedimento de rotina (sem a utilização dos critérios de seleção) em unidades de terapia intensiva, considerando as complicações intra e pós-operatórias. MÉTODO:Revisão retrospectiva de prontuários de pacientes submetidos à traqueostomia eletiva nas unidades de terapia intensiva de três hospitais privados no período de abril de 1999 a dezembro de 2005. RESULTADOS:Foram incluídos 552 pacientes com idade media de 69.6 ± 15.8 anos. A incidência de complicações pós-operatórias (até o 30º pós-operatório) foi 4.34% (24 casos): 9 sangramentos leves, 9 sangramentos importantes, 2 enfisemas subcutâneos, 4 infecções do estoma. As complicações tardias observadas foram: estenose laringotraqueal em 2 pacientes e fistula traqueo-inominada em 1 paciente.CONCLUSÃO: A traqueostomia convencional a beira do leito parece ser um procedimento simples e seguro quando realizado por equipe experiente em condições controladas, deve, portanto ser considerada como uma opção para pacientes em terapia intensiva sob ventilação prolongada.

Palavras-chave : Traqueostomia; Unidade de Terapia Intensiva; Complicações Intra-Operatórias; Complicações Pós-Operatórias; Cirurgia Torácica.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Anúncios
Este post foi publicado em Tracheostomy em por .

Sobre Graziela Chamarelli Bougo

Fonoaudióloga do Hospital Risoleta Tolentino Neves Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR Aprimoramento em Fonoaudiologia Hospitalar pelo Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP/SP) Residência em Fonoaudiologia na área de ênfase de Urgência, Emergência e Terapia Intensiva do Hospital Municipal Odilon Behrens de Belo Horizonte (BH/MG)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s