Valor da Auscuta Cervical em Pacientes Acometidos por Disfagia Neurogênica

Cardoso MCAF, Fontoura EG.

Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2009;13(4):431-439

Introdução: A ausculta cervical é um recurso instrumental utilizados na abordagem clínica fonoaudiológica funcional da alimentação e a ausculta pulmonar constitui-se em método semiótico para a exploração clínica do tórax e do coração.

Objetivo: Relacionar os ruídos das auscultas cervical e pulmonar.

Método: Estudo prospectivo, clinico e experimental, quantitativo e comparativo entre as auscultas cervical e pulmonar e amostra composta de 19 pacientes adultos com diagnóstico clínico de disfagia orofaríngea neurogênica, pós acidente vascular encefálico, com idade média de 59,11 anos. Foram estabelecidos percentuais para as variáveis considerando-se dois avaliadores. A análise estatística evidencia presença de disfagia leve em 66,67%; disfagia moderada em 16,67% e severa em 16,67%. Na ausculta cervical a presença de cliques secos ocorreu entre 42,11% e 78,95%, para os diferentes avaliadores, sendo observado maior frequência de alterações para o avaliador 1. Na ausculta pulmonar a maior frequência foi de murmúrio vesicular normal para ambos os avaliadores. Verificamos diferença significativa entre os graus de disfagia para com as variáveis de ausculta cervical e pulmonar, cuja correlação mostra baixa concordância e verificou-se discordância significativa entre os avaliadores para a ausculta cervical e concordância perfeita para a ausculta pulmonar.

Conclusão: Não há relação entre os ruídos auscultados, mesmo tendo a função respiratória como base e a região da avaliação estar próxima, mas evidencia relação entre a disfagia e a ausculta pulmonar, cujos resultados estabeleceram a frequência de 100% de alterações na ausculta pulmonar nos quadros de disfagia, em graus de comprometimento de moderado a severo.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s