Avaliação polissonográfica e de videoendoscopia da deglutição de pacientes portadores da seqüência de Pierre-Robin

Pinheiro Neto, Carlos Diógenes; Alonso, Nivaldo; Sennes, Luis Ubirajara; Goldenberg, Dov Charles.

Rev. Soc. Bras. Cir. Craniomaxilofac; 11(3,supl): 29-29, jun. 2008.

esumo

Introdução: A seqüência de Pierre Robin (PR) é caracterizada por micrognatia, glossoptose e fenda palatina. Pode ser associada a uma síndrome genética ou ocorrer de forma isolada, sendo esta última a forma mais comum de apresentação. A fenda palatina pode estar ausente em alguns casos. Clinicamente, o paciente apresenta dificuldade respiratória e alimentar. A gravidade dos sintomas apresenta grande heterogeneidade, o que torna o tratamento destes pacientes um desafio. Objetivos: Identificar a presença de apnéia-hipopnéia obstrutiva do sono e avaliar a gravidade das alterações da deglutição de pacientes portadores da seqüência de PR foram avaliadas pelo grupo de Cirurgia Craniomaxilofacial do HC-FMUSP, entre janeiro de 2006 e abril de 2008. Seis crianças eram do sexo feminino. A videoendoscopia de deglutição (VED) foi realizada em todas as crianças, enquanto a polissonografia (PSG) foi realizada em sete dos oito crianças acompanhadas. Resultados: Seis pacientes apresentaram PSG normal e apenas 1 paciente apresentou apnéia-hipopnéia leve de origem central ao exame polissonográfico. Um dos pacientes foi submetido a traqueostomia aos quatro dias de vida por insuficiência respiratória e não foi realizado PSG pré-operatória. A VED mostrou-se normal em cinco pacientes e disfagia moderada foi detectada em três pacientes, sendo submetidos a gastronomia. A distração da mandíbula foi realizada em quatro pacientes que também foram submetidos a traqueostomia no mesmo tempo cirúrgico. Todos pacientes apresentavam fenda palatina…

Assuntos

Humanos Endoscopia Transtornos de Deglutição/ultrassonografia Síndrome de Pierre Robin/ultrassonografia PolissonografiaGastrostomia Fissura Palatina

ACESSE O PERIÓDICO

Anúncios
Este post foi publicado em Neonatology/ Pediatrics em por .

Sobre Graziela Chamarelli Bougo

Fonoaudióloga do Hospital Risoleta Tolentino Neves Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR Aprimoramento em Fonoaudiologia Hospitalar pelo Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP/SP) Residência em Fonoaudiologia na área de ênfase de Urgência, Emergência e Terapia Intensiva do Hospital Municipal Odilon Behrens de Belo Horizonte (BH/MG)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s