Nova válvula fonatória para traqueotomia: uma proposta brasileira

Chone, Carlos T; Bortoleto, Antonio; Gripp, Flávio M; Crespo, Agricio N
Rev Bras Otorrinolaringol; 68(4): 546-549, jul.-ago. 2002. ilus, tab
ABSTRACT:
Introduçäo: A traqueotomia está indicada em condiçöes com obstruçäo respiratória alta ou doença pulmonar obstrutiva crônica. As válvulas fonatórias (VF) de traqueotomia já foram anteriormente descritas, porém apresentam alto custo para o paciente, pois säo todas importadas.
Objetivo: Demonstrar a VF, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas, confeccionada em aço inox, para cânula de traqueotomia e a possibilidade de sua utilizaçäo na reabilitaçäo fonatória desses pacientes. Forma de estudo: Clínico prospectivo.
Material e Método: A VF, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas, foi utilizada em dez pacientes consecutivos. A válvula tem diafragma dentro de um corpo em aço inox com encaixes de plástico. Ela permite o direcionamento do ar para a laringe durante a fonaçäo com oclusäo do traqueotoma e abertura do mesmo na inspiraçäo, sob baixa pressäo. Resultados: Atualmente dez pacientes estäo utilizando estas VF com fonaçäo sem necessidade de oclusäo do orifício externo da cânula e confortavelmente, inclusive durante o sono.
Discussäo: As VF para cânulas de traqueotomia melhoram a comunicaçäo, inteligibilidade, higienizaçäo e umidificaçäo das vias aéreas dos pacientes traqueotomizados. Há também melhora no aspecto emocional e diminuiçäo das secreçöes orais e traqueais. O custo de produçäo dessa VF nacional é baixo e milhares de pacientes poderäo ser beneficiados no Brasil. As crianças com traqueotomia podem apresentar retardo no desenvolvimento da linguagem. O uso da VF facilitará a comunicaçäo e a interaçäo social dessas crianças.
Conclusäo: A válvula fonatória metálica, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas, acoplada a uma cânula de traqueotomia metálica permite fonaçäo, sem a oclusäo digital da cânula, e respiraçäo sob conforto.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s