Evolução da deglutição na faringoplastia lateral com preservação do estilofaríngeo

Mesti, Jayson Junior; Cahali, Michel Burihan
Braz. j. otorhinolaryngol. 78(6): 51-55, ILUS, GRA. 2012 Dec.

RESUMO

Tratamento da apneia obstrutiva do sono por meio da faringoplastia lateral consiste na miotomia e reposicionamento dos músculos da parede lateral da faringe. A disfagia após cirurgia faríngea é influenciada pela dor, pelo incômodo das suturas, pela cicatrização e pela adaptação às alterações estruturais da faringe. A experiência com a faringoplastia mostra que o músculo constritor superior da faringe exerce um papel de pouca importância na deglutição, sua miotomia é totalmente compensada pela ação dos demais músculos da orofaringe. O estilofaríngeo exerce importante papel na deglutição.
OBJETIVO: Avaliar, diariamente, evolução da deglutição nos pacientes submetidos à faringoplastia lateral com identificação e preservação do músculo estilofaríngeo.
MÉTODO: O estudo é prospectivo e avaliamos a deglutição de 20 pacientes, por meio da aplicação diária de uma escala analógica visual desde o primeiro pós-operatório até a normalização da deglutição.
RESULTADOS: Os pacientes retornaram a sua dieta livre habitual, em média, 10,9 dias após as cirurgias e referiram apresentar deglutição normal, em média, com 21,6 dias. Todos os casos referiram retornar à deglutição normal no pós-operatório, com um prazo de recuperação de 33 dias.
CONCLUSÃO: Todos os pacientes submetidos à faringoplastia com preservação do músculo estilofaríngeo referiram normalização da deglutição em até 33 dias após a cirurgia.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s