Pneumonia aspirativa associada a alterações da deglutição. Relato de caso

Rev. bras. ter. intensiva v.19 n.1 São Paulo jan./mar. 2007

Carlos Toufen JuniorI; Fernanda Pereira de CamargoII; Carlos Roberto Ribeiro CarvalhoIII

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Os pacientes criticamente enfermos representam uma população com múltiplos fatores de risco para aspiração. Associa-se a essa complicação a redução do estado de consciência, ventilação mecânica e comorbidades como o acidente vascular encefálico (AVE), freqüentemente presente nos pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI). A identificação das alterações da deglutição pode auxiliar na detecção de pacientes com alto risco de aspiração, prevenindo complicações pulmonares como a pneumonia aspirativa. O objetivo deste relato foi mostrar um caso de broncopneumonia aspirativa recorrente grave, após acidente vascular encefálico agudo e intubação traqueal, alertando para a necessidade do diagnóstico e do tratamento adequados nestes pacientes.
RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 57 anos internado no hospital por AVE, evoluiu após 10 dias de internação com quadr o de pneumonia aspirativa, necessitando de intubação traqueal e transferência para a UTI. Permaneceu intubado por quatro dias, e logo após a extubação evoluiu com progressivo infiltrado pulmonar relacionado a novos episódios de aspiração. A avaliação fonoaudiológica na UTI classificou o paciente como portador de disfagia orofaríngea grave, com risco para penetração e aspiração laringotraqueal. Recebeu alta da UTI após 13 dias, porém na enfermaria evoluiu com novo quadro aspirativo após oito dias, necessitando de re-internação na UTI e prolongada internação hospitalar.
CONCLUSÕES: Os pacientes internados em UTI devem ter seu risco para alterações de deglutição e de aspiração identificado para que medidas preventivas possam ser instituídas, evitando-se a morbidade e a mortalidade associada à aspiração.

ACESSE O PERIÓDICO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s