Sabor azedo e temperatura fria na fase oral da deglutição no acidente vascular encefálico

CoDAS vol.25 no.2 São Paulo  2013

http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013000200012

Ana Rita GattoI; Paula Cristina ColaII; Roberta Gonçalves da SilvaIII; André Augusto SpadottoIV; Priscila Watson RibeiroV; Arthur Oscar SchelpV; Lidia Raquel de CarvalhoVI; Maria Aparecida Coelho de Arruda HenryII

RESUMO

OBJETIVO: Verificar o efeito do sabor azedo e da temperatura fria no tempo de trânsito oral da deglutição.
MÉTODOS:
Participaram deste estudo 52 indivíduos (28 do gênero masculino e 24 do gênero feminino) após acidente vascular encefálico isquêmico, com lesão à direita ou à esquerda e disfagia orofaríngea de grau leve a moderado, com idades variando de 50 a 80 anos (mediana=66 anos). Foi realizada a videofluoroscopia da deglutição para a análise dos tempos de deglutição. Cada indivíduo foi avaliado durante a deglutição de bolo na consistência pastosa, oferecido em colher com 5 ml, com quatro estímulos diferentes (natural, frio, azedo e azedo-frio). Após o exame foram realizadas as medidas de tempo de trânsito oral utilizando software específico. Foram mensurados o tempo de trânsito oral (a partir do início do movimento do bolo alimentar na boca) e o tempo de trânsito oral total (a partir do momento em que o bolo é colocado na boca).
RESULTADOS: A associação entre o estímulo azedo e a temperatura fria provocou mudanças significavas no tempo de trânsito oral total e no tempo de trânsito oral, com redução nestes tempos.
CONCLUSÃO: O sabor azedo e a temperatura fria associados apresentaram redução do tempo de trânsito oral em pacientes pós acidente vascular encefálico.

ACESSE O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s