Sonar Doppler como Instrumento de Avaliação da Deglutição

Rosane Sampaio Santos, Evaldo Dacheux Macedo Filho

Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2006;10(3):182-191

Dopler Créditos imagem: http://www.engefono.com.br

Introdução: Recentemente houve uma nova onda de interesse na medicina por procedimentos não invasivos, usados para contribuir nas avaliações clínicas da deglutição.

Objetivo: analisar os sons da deglutição em uma população de indivíduos adultos normais, utilizando como instrumento o Sonar Doppler.

Casuística e Método: Estabelecidas as medidas de duração, freqüência e de amplitude da onda sonora para a deglutição seca (saliva), líquida e pastosa. A presente casuística compreendeu 50 indivíduos, 25 do sexo feminino e 25 do sexo masculino, média de idade de 32 anos.

Resultados: Média para a freqüência inicial de 567 Hz para deglutição seca, 587 Hz para líquido e 592 Hz para pastoso. A média da freqüência referente ao primeiro pico da onda sonora foi de 905 Hz para deglutição seca, 901 Hz para liquido e 885 Hz para pastoso. A média da freqüência do segundo pico foi de 1070 Hz para a deglutição seca, no líquido 1095 Hz e no pastoso 1096 Hz. As medidas de intensidade inicial média de 51 dB e de 91 dB para a intensidade do segundo pico. Para o tempo média de 1,33s na deglutição seca; 1,67s na deglutição para líquido e 1,85s para pastoso. Não foi observada diferença dos traçados da onda sonora entre os sexos.

Conclusão: Os dados deste estudo, demonstram a viabilidade do uso do sonar doppler contínuo como instrumento auxiliar na avaliação dos sons da deglutição e na identificação de parâmetros acústicos. O sonar doppler apresenta-se como um método promissor de diagnóstico e monitoramento terapêutico, por não ser invasivo e de baixo custo.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s