AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES TÊMPORO-MANDIBULARES : ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO

Imagem: Pinterest


CATAO, Maria Helena Chaves de Vasconcelos; OLIVEIRA, Polyana Sarmento de; COSTA, Roniery de Oliveira and CARNEIRO, Vanda Sanderana Macêdo. 

Rev. CEFAC [online]. 2013, vol.15, n.6 [cited 2017-08-17], pp.1601-1608. 

OBEJTIVO: avaliar a eficácia do laser de baixa intensidade no tratamento da dor em pacientes com desordens temporomandibulares. 

MÉTODO:consistiu de um ensaio clínico randomizado divididos em dois grupos: Grupo 1: laser AsGaAl, Grupo 2: laser InGaAlP, do qual participaram 20 pacientes entre 19 e 35 anos de idade, com diagnóstico de sinais e sintomas de DTM. Os pacientes tinham a amplitude de movimento para abertura máxima da boca e lateralidade registados no início e no final do tratamento a laser. O Laser foi aplicado em quatro pontos pré-auriculares, totalizando 12 sessões três vezes por semana, durante um mês. Dor dos pacientes foi registrado com base na utilização da escala analógica visual (EAV) e também por exame físico dos pontos álgicos. 

RESULTADOS: observou-se redução significante (p<0,028) do nível de dor em ambos os grupos, porém no G1 a significância foi maior. A evolução do limiar de sensibilidade muscular evidenciou diferença estatisticamente significante (p<0,05) para G1 e G2. A laserterapia no Grupo 1 melhorou a abertura bucal em média de 4,643 mm, enquanto no Grupo 2, a média foi de 3,71 mm por paciente. 

CONCLUSÃO: houve eficácia em ambos os lasers no controle da dor e abertura bucal dos pacientes.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s